27 de jun. de 2013

Ricardo Barbosa, lança primeiro disco de carreira.

Cantor se apresenta na tradicional Feijoada de Inverno, na Chapada dos Guimarães, no sábado (29) 



Ricardo Barbosa bem que tentou outro caminho. Matriculou-se nas faculdades de administração de empresas, arquitetura e direito. Não concluiu nenhum curso porque foi escolhido pela música. E não teve como fugir. E foi o amorpela música aliado ao incentivo de amigos e familiares os propulsores para o início da carreira como cantor, que estreia profissionalmente no próximo dia 29, durante apresentação artística no município de Chapada dos Guimarães, um paraíso natural localizado a 60 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso.


Aos 21 anos, o jovem mato-grossense lança seu primeiro CD na 20ª edição da badalada Feijoada de Inverno, que neste ano receberá público estimado em 8.000 pessoas. As 11 faixas – sendo cinco escritas pelo próprio cantor – dão ao álbum identidade própria que não cabem em rótulos de estilo musical como sertanejo ou pop. A certeza é de um romantismo com verdade e letras que vão além dos modismos. “Eu não quero cantar simplesmente para fazer sucesso. Quero passar boas mensagens através da música”, explica Ricardo.

Para imprimir sua identidade romântica no CD, Ricardo participou de todas as fases da produção. Escolheu uma a uma as 11 faixas que tem a produção musical de Bigair Dy Jaime, que produz artistas como Cristiano Araújo, Guilherme & Santiago e George Henrique & Rodrigo. Para se apresentar ao público, escolheu “Deixa Acontecer” – escrita por Bigair em parceria com Latino – para ser sua primeira música de trabalho.

Com o refrão “Deixa eu te contar/Deixa eu te mostrar/Como é bom viver/Que tudo na vida é aprender/Amar é o melhor jeito de viver/E deixa acontecer”, a canção “Deixa Acontecer” é um pedido para viver o amor e deixar o medo de lado. “A primeira vez que eu ouvi essa música não gostei muito. Mas depois, prestando mais atenção, me apaixonei. Tanto que ela foi escolhida para ser a primeira a ser trabalhada”, conta Ricardo.

Como o intuito é definir sua identidade, Ricardo Barbosa optou por inserir quatro composições suas no álbum. Entraram na lista: “Nem que eu perca tudo”, “Agora é só festa”, “Nunca Para” que tem uma levada pop. “Dama de Ferro”, primeira música escrita por Ricardo e sucesso na internet também faz parte do repertório.  Ricardo, que aprendeu a tocar violão sozinho aos 9 anos e começou a compor por brincadeira conta que não há uma metodologia na hora de escrever: “Cada música nasce de um jeito único, algumas a letra vem primeiro, outras inicio no violão. Depende do momento e os sentimentos que me inspiram em cada nova criação”, ressalta.

Aliás, a qualidade musical de nomes internacionais como Jack Johnson e Dave Matthews Band e artistas nacionais como Jorge e Mateus e Cristiano Araújo serviram de inspiração para o jovem artista que quer ultrapassar as fronteiras de Mato Grosso com sua música.

Mais sobre o Ricardo Barbosa:

Com 21 anos, Ricardo Barbosa é o mais novo dos três filhos do atual governador do Mato Grosso, Silval Barbosa. Autodidata, aprendeu a tocar violão aos 9 anos de idade. Pedia algumas dicas para seu irmão mais velho – Rodrigo, hoje com 29 anos – que estava aulas práticas de violão.

Enquanto tentava se encontrar em alguma profissão compunha músicas e brincava de tocar e cantar nas rodinhas e festas de amigos. “A música sempre foi algo tão bom e tão bonito para mim que achava que era impossível eu ser capaz de cantar”, diz Ricardo.

Foi em maio de 2012, que ele começou a considerar a música como uma possibilidade de carreira. Durante o casamento de um amigo, Ricardo foi convidado a cantar uma música em parceria com uma banda local. Desconfiado dos elogios, pediu para que seu pai o permitisse fazer uma aula de canto. “Meu pai sempre foi muito cético, mas no momento que eu mostrei para ele que tinha talento, tive todo o apoio”, lembra o rapaz que não vai ter dificuldade para mostrar seu talento e desvencilhar sua carreira musical do nome forte do pai.

O sucesso das primeiras composições motivaram as apresentações iniciais do artista, que mesmo antes de se lançar profissionalmente já teve oportunidade de cantar para milhares de pessoas, tanto nos pubs da capital mato-grossense, como em grandes eventos, a exemplo do show em comemoração do aniversário de Cuiabá. Também se apresentou ao lado de artistas já consagrados como Marcos & Belutti e Cristiano Araújo.

Texto: Cristiane Bomfim - Talento Comunicação
Foto: Rai Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário