19 de jan. de 2017

Comunidade se une para resgatar a tradição do Bolo do Bixiga nos 463 anos de São Paulo



O tradicional Bolo do Bixiga, que era servido todo dia 25 de janeiro em comemoração ao aniversário de São Paulo, vai voltar. A guloseima gigante teve sua história interrompida em 2008 após um programa de TV incentivar uma guerra de bolo com as crianças. A ação prejudicou a imagem do evento que perdeu patrocínios e, desde então, são servidos apenas bolos industrializados aos participantes. Em 2017 a comunidade vai fazer um resgate da história e convocar cada morador do tradicional bairro a levar um bolo para juntos montarem novamente um grande tapetão doce para os 463 anos da cidade.
A festa contará com várias atrações musicais que se revezarão no palco montado na Rua Rui Barbosa.
Entre as autoridades e artistas confirmados para o evento, podemos destacar o Secretário Municipal do verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini e o Prefeito Eleito João Dória.

Origem
A história do Bolo do Bixiga começou em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. Idealizado por Armandinho Puglisi, inicialmente a festa era feita pela comunidade do bairro e cada morador levava um bolo. A ideia era que a cada ano o bolo igualasse em metros a idade da cidade.

Evento
Desde 1996, dois anos após a morte de Armandinho, seu amigo Walter Taverna, presidente da Sodepro, organiza a festa do Bolo do Bixiga. A festa em torno do bolo mais famoso de São Paulo tornou-se um evento concorrido e disputado, entrando para o Guinness Book como o maior bolo de aniversário do mundo, sendo também homenageado no Museu do Futebol.
Em 2015 o evento entrou para o calendário oficial da cidade através da aprovação da lei:
Festa do Bolo do Bixiga - 16.144/2015.

Tradição Interrompida
O Bolo do Bixiga deixou de ser produzido em 2009, um ano depois que o programa "Pânico" incentivou uma guerra de comida. Os patrocinadores deixaram de apoiar o evento. Desde então, quem foi ao bairro para comemorar o aniversário de São Paulo recebeu um pacote de bolo industrializado.

A volta
Em 2017 São Paulo completa 463 anos e a comunidade do Bixiga vai se unir para resgatar a tradição.
Como nos primórdios, os moradores serão convocados e cada um vai levar um bolo para a grande mesa que será montada na rua Rui Barbosa. Todos juntos irão ajudar a formar um grande bolo para a cidade.

O Bixiga quer presentear São Paulo com uma lição de união, amor e tradição.


Aniversário de São Paulo – Bolo do Bixiga
Quando: 25 de janeiro de 2017
Horário: a partir das 9:00
Onde: Rua Rui Barbosa, altura do número 300



CONTATOS
THAIS TAVERNA  / 11 941.941.182 / ECBV.INFO@GMAIL.COM
NÁDIA ILVANA / 11 99798.6282 / NADIA.ILVANA@GMAIL.COM
SOLANG TAVERNA / 11 98519.9444 / SODEPRO.BELAVISTA@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário